quarta-feira, 8 de julho de 2009

Postagem de trabalhos (Turma presencial)

Os trabalhos aqui publicados foram realizados por alunos de graduação. Eles são fruto de um primeiro contato de cada um com o tema Semântica e, na maioria das vezes, o primeiro contato com uma atividade de planejamento e realização de pesquisa.Os resultados ficaram ótimo! Confiram os resumos e comentem à vontade!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Aluna: Francini Scipioni Belau
Título: ANÁLISE DE TEXTOS DE DOMÍNIO ESPORTIVO EM ARTIGOS DE OPINIÃO: A utilização de adjetivos vagos

RESUMO

O presente artigo aborda a utilização de adjetivos que apresentam vaguidade em textos de opinião de domínio esportivo ressaltando a finalidade desse fenômeno lingüístico nesse gênero textual. Para a realização da pesquisa foram selecionados 6 (seis) artigos de opinião de domínio esportivo on-line do jornal Zero Hora. O material utilizado foi inserido na ferramenta Corpógrafo, para selecionar as palavras contidas no texto para uma melhor visualização e análise. Partindo de uma análise individual dos adjetivos retirados do corpus e de uma apreciação do adjetivo dentro de sua frase de origem, observa-se a importância do fenômeno da vagueza dentro de artigos de opinião.

Palavras chaves: Vagueza, Adjetivos, Artigo de Opinião

----------------------------------------------------------------------------------

Aluna: Daniela Senger
Título: Unidades complexas do Léxico: Expressões com verbos suporte e Expressões cristalizadas

RESUMO

O objetivo deste artigo é descrever e analisar as unidades complexas do léxico (Biderman s/d) de uma forma simplificada e acessível. Estas unidades complexas do léxico compreendem as expressões com verbos suporte e as expressões cristalizadas, as quais são, comumente, vistas como “vilãs” por pessoas que estudam uma língua estrangeira. Em termos estruturais, o artigo introduz o tema abordado, apresenta uma fundamentação teórica acerca das construções livres e das unidades complexas do léxico e, por fim, parte para uma análise do corpus, cuja fonte é o acervo digital da Revista Veja.

Palavras-Chave: unidades complexas do léxico, expressões com verbos suporte, as expressões cristalizadas, tradução literal, conhecimento de mundo, fala cotidiana

----------------------------------------------------------------------------------

Aluna: Diva de Morais
Título: A problemática quanto a classificação do papel temático agente

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo discutir, problematizar e analisar alguns exemplos de sentenças nas quais o agente não apresenta intencionalidade na ação e/ou não é um ser animado. Esse é um tema que vem sendo muito discutido, pois alguns autores divergem idéias quanto a essas teorias.

Segundo CANÇADO (2005 p. 115)

“O agente para Filmore, é a função desempenhada por um ente animado que é responsável, voluntária ou involuntariamente, pela ação ou pelo desencadeamento dos processos. Para Halliday, é o elemento controlador da ação. E, para Chafe, é algo que realiza a ação incluindo aí animados, forças naturais e inanimados.”

Palavras-chave: Papel temático. Agente. Classificação

----------------------------------------------------------------------------------

Alunas: Sabrina Sauerssig e Andrenise Oliveira
Título: EQUIVALENTES DE TRADUÇÃO (INGLÊS/PORTUGUÊS)

RESUMO

Devido a sérios problemas encontrados em trabalhos referentes à equivalentes de tradução em sala de aula, decidiu-se elaborar um plano de aula com o objetivo de verificar se o mesmo era eficiente para sanar dúvidas a este respeito. Para tal aplicação serão utilizados três tipos de dicionários bilíngües (português/inglês e inglês/português) e um dicionário monolíngüe da Língua Portuguesa.

Palavras - chaves: expressões cristalizadas, equivalentes de tradução e dicionários.

----------------------------------------------------------------------------------

Alunas: Cáudia Raquel Wagner e Tania Kleinkauf
Título: METÁFORAS E NOTÍCIAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMOUTRO OLHAR SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS

RESUMO

O professor de língua portuguesa costuma trabalhar o tema metáfora apenas em poemas, esquecendo-se de que ela também está presente em textos jornalísticos. Este ensaio pretende mostrar aos professores e futuros professores de língua portuguesa, a possibilidade de ensino de metáforas, com este gênero textual, com alunos de primeiro ano do ensino médio. A análise de metáforas em notícias de divulgação científica objetiva a um novo jeito de estudar este conteúdo em sala de aula, propondo uma aproximação com a realidade do aluno. O estudo terá amparo teórico de alguns especialistas na área da semântica e da literatura. Neste artigo, se fará uma análise de três notícias de divulgação científica, duas delas destinadas ao público infantil e uma delas destinada ao público adulto. As metáforas encontradas serão submetidas a uma análise de significados no dicionário Houaiss, servindo de critério para esta classificação. Por conseguinte, sugere-se que o aluno se sinta mais motivado a estudar esta figura de linguagem.

Palavras-chave: Metáfora. Notícia de divulgação científica. Ensino. Semântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário