quarta-feira, 22 de julho de 2009

Postagem de trabalhos (EAD)

Os trabalhos aqui publicados foram realizados por alunos de graduação. Eles são fruto de um primeiro contato de cada um com o tema Semântica e, na maioria das vezes, o primeiro contato com uma atividade de planejamento e realização de pesquisa.Os resultados ficaram ótimo! Confiram os resumos e comentem à vontade! ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Alunas: Ana Sofia Scheer e Elisete Cristina Haupt
Título: Ambigüidade implícita nas tirinhas da Turma da Mônica e do Radicci

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema ambiguidade do ponto de vista da Semântica. Para isso, será analisado minuciosamente o referido fenômeno a fim de compará-lo a literatura e explicar a ambiguidade presente nessas tirinhas .

Palavras-chave: ambiguidade, semântica, tirinhas.

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Aluna: Pricila da Silveira Gomes – pri.gomes@yahoo.com.br

Título: A Anáfora Nominal Infiel: Uma ferramenta na produção textual no Ensino Médio

RESUMO

A Referenciação consiste no “processo de construção de objetos discursivos que ocorre nas negociações de concepções individuais e coletivas do mundo através da linguagem” (Teixeira, Alves, 2009, p.1). Através da referenciação, o sujeito pode construir, por meio da linguagem, sua interpretação do mundo.
Como recurso para referenciação temos a anáfora, a “expressão que, no texto, se reporta a outras expressões, enunciados, conteúdos ou contextos, que não só contribui para a continuidade tópica e referencial, mas promove a recategorização dos objetos do discurso, indica pontos de vista do locutor e orienta argumentativamente o discurso (Teixeira e Alves, 2009, p.4).
Figueiredo (2003, p. 365) destaca ainda que as anáforas fazem parte do sistema da língua e do discurso, e sua função, ao serviço da organização textual e seqüencial, põe em jogo determinações complexas entre ordem lingüística e a organização da memória semântica.
A anáfora Nominal Infiel pode ocorrer através de Sinonímia, quando um termo é retomado por um sinônimo, por Hiponímia/Hiperonímia, quando ocorre retomada através de uma relação de hipônimo ou hiperônimo ou por Meronímia/Holonímia, em que esse tipo de anáfora recorre à relação entre o todo (holônimo) e a parte (merônimo). Essa retomada pode ocorrer das seguintes formas: todo x partes (ex.: computador x partes que o constituem); grupo x membros (ex.: time x jogadores); objeto x substância (ex.:perfume x essências); todo x porção (ex.: peça de roupa x tecido que a constitui); lugar x localidade (ex.:cidade x local).
O objetivo da proposta de trabalhar as anáforas infiéis no ensino médio é a de possibilitar que os alunos tenham mais uma ferramenta para promover o enriquecimento de sua produção textual. Este tema praticamente não é trabalhado na escola, e penso que ele deveria ser mais bem aproveitado. Os alunos já utilizam anáforas em suas produções, porém na maioria das vezes empregam apenas a anáfora pronominal, e isso pode tornar seus textos repetitivos e pobres. Além disso, o exercício de analisar essas anáforas em textos autênticos permite que o aluno reflita sobre a língua, e assim foge-se da tradicional aula de língua portuguesa, em que o aluno apenas decora regras e escreve textos sem um fim, ou apenas como treinamento para o vestibular.
Sendo assim, a anáfora nominal infiel constitui-se em recurso para retomar elementos em um texto de diferentes formas, comprovando a riqueza da língua na construção de referentes. Dessa forma, o estudo desse tipo de anáfora poderia ser mais aproveitado na aula de língua portuguesa no ensino médio, contribuindo para uma escrita reflexiva dos alunos desse nível de ensino.

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Aluno : Douglas Marcelo Maciel e-mail: douglpi@yahoo.com.br

Título : EXPRESSÕES CRISTALIZADAS E VERBO-SUPORTE

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal uma proposta de análise dos valores semânticos presentes nas expressões cristalizadas e dos seus respectivos verbos-suporte na língua portuguesa. A análise foi realizada em orações retiradas do site http://www.linguateca.pt. Valemo-nos também das contribuições das obras dos seguintes estudiosos: Francisco Borba, Maria Tereza Camargo Biderman, Milena Uzeda Garrão e Maria Carmelita Pádua Dias que dão sustentação teórica ao estudo dos verbos-suporte dentro das expressões cristalizadas. Entendemos que alguns verbos podem sofrer alterações em sua classificação tradicional e que o contexto em que as expressões cristalizadas estão inseridas faz a modificação dessa classificação. Nossa tese é a de que o estudo dos verbos-suporte nas expressões cristalizadas torna-se mais significativo se for contemplado seu papel no discurso, observando-se sua funcionalidade em relação à unidade textual em que ocorrem.

Palavras-chave: Expressões cristalizadas. Verbo-suporte. Classificação.

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Aluna: Rita de Cássia Pastro Bardola E-mail: rcbardola@yahoo.com.br
Título: O uso de Expressões Cristalizadas no Jornalismo Esportivo

RESUMO

O presente projeto busca apresentar uma proposta pedagógica de ensino voltada ao estudo de Expressões Cristalizadas. No intuito de analisar os princípios norteadores para compreensão do assunto, tem-se o apoio das leituras de Maria Tereza Camargo Biderman e Milena Uzeda Garrão & Maria Carmelita Pádua Dias, que fornecem a sustentação teórica e científica para um estudo reflexivo sobre ECs; ao relacionar as ocorrências encontradas no meio jornalístico esportivo com a pertinência do tema em nosso cotidiano como falantes do Português do Brasil.
As atividades a serem realizadas levam em consideração a realidade dos estudantes, que identificando-se com um assunto como esporte, podem desenvolver maior gosto e aptidão para o estudo da língua. Além da relevância do assunto abordado, unem-se atividades de leitura e produção textual, fundamentais no estudo de Língua Portuguesa. Os textos a serem trabalhados foram retirados de matérias jornalísticas disponíveis em mídia on-line. Inicia-se com uma atividade de pré-leitura, passando-se para a interpretação do texto e estudo das ECs. O estudo contará com uso de dicionários a fim de verificar se eles contemplam uma abordagem sobre essas expressões e pesquisas em meios de comunicação digital para a ocorrência de EC’s em notícias sobre esporte. A atividade final contará com uma produção textual, em que os estudantes deverão criar uma notícia esportiva, fazendo uso de uma EC.
A finalização do trabalho deve resultar na aptidão dos alunos para identificar ECs e no reconhecimento das condições de uso dessas expressões, ou seja, os contextos mais adequados ou não. Percebe-se, portanto, a importância da inclusão de estudos semânticos na disciplina de Língua Portuguesa, para entendermos as variações da língua, sua evolução ao longo dos anos e, principalmente, que as expressões cristalizadas não são fatos linguísticos isolados, são domínios de todos os falantes e usuários de nossa língua.

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